Pedidos de aposentadoria passarão a ser feitos pelo telefone e pela internet

Sexta-feira, 18 Mai, 2018

A medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos. Todas as solicitações, nestes casos, passarão a ser feitas por internet ou telefone e analisadas de forma automática.

Como uma medida para evitar filas e simplificar o atendimento em suas agências, o INSS informou que deixará de realizar agendamentos de atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade. Ao acessar o Meu INSS(inss.gov.br) ou ligar para o 135, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Ao fazer o pedido, será possível acompanhar o andamento pelo site ou telefone.

Além disso, a concessão do benefício passará a ser automática e é aqui que pode haver dificuldade.

A promessa do órgão é de agilizar os processos de concessão do benefício ao avaliar todas as solicitaçōes automaticamente. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

Pente fino Entre março e abril, o pente-fino dos benefícios já resultou na convocação de cerca de 246,2 mil segurados, pessoas que recebem auxílio-doença e não fazem perícia médica há mais de dois anos e também aposentados por invalidez com menos de 60 anos.

O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.

O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis.