Dia Internacional dos Museus: 48 horas de festa "hiperconectada"

Sexta-feira, 18 Mai, 2018

O Município de Oliveira do Hospital assinala amanhã, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a dinamização de atividades no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.

Uma vez mais, o Município de Oliveira do Hospital associa-se a esta iniciativa anual de comemoração do Dia Internacional dos Museus, bem como à "Noite dos Museus", no sábado (19 de maio) em que vai permanecer aberto ao público, a partir das 21h00, para visitas guiadas. Durante a manhã, pelas 11h30, realiza-se uma visita guiada à Fortaleza com início nas Portas do Sol Exterior. É o museu enquanto espaço de construção do outro, numa exposição que cruza culturas, conceitos e interpretações e onde questionaremos o que entendemos por museu e o seu lugar numa sociedade também ela hiperconectada.

"Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos" é o mote deste ano para o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus e, "esta quinta-feira, em Lisboa temos, às 18h00, uma conferência com várias personalidades do setor para debater o tema que é proposto este ano pelo ICOM [International Council of Museums]", adianta.

Ao apresentar a propositura, Maria explicou que o dia é celebrado por instituições como a Unesco que reconhece os museus como promotores do livre fluxo de conhecimento e ideias e como parceiros na construção da paz no imaginário da população global.

De acordo com este organismo, os dois eventos - de entrada gratuita nos museus, palácios e monumentos tutelados, com algumas exceções - vão envolver um total de 88 espaços museológicos, com mais de 400 iniciativas previstas para o Dia dos Museus e cerca de 200 para a Noite dos Museus. Neste contexto, não só os próprios museus poderiam utilizar a data, como também entidades que trabalhem com educação a fim de promover o valor daquele dia e então realizar atividades que tenham como objetivo o enriquecimento educacional e cultural dos indivíduos em larga escala dentro do país.

Todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus.