Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Quarta-feira, 16 Mai, 2018

Com objetivo de prevenir e esclarecer a população, será lançada amanhã (14), uma campanha chamada "Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes", no Crase Coração de Mãe. A negligência, exploração e a violência física, sexual ou psicológica de menores ainda é uma realidade muito presente em nosso país e pode atingir a todos, independente da classe social ou ambiente que frequenta.

Em 18 de maio recorda-se o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A abertura foi realizada com a plantação da Flor Amarela (símbolo da campanha) no Portal da Cidade, formando o Jardim Simbólico do 18 de Maio, com a participação do Grupo de Balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e dos alunos da Escola Municipal Eliseu Barroso. "Benedito Lopes de Oliveira".

A caminhada é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Prefeitura de Simões Filho realiza audiência para discutir Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

É importante lembrar também que o Estado dispõe de perícia técnica especializada para o atendimento às vítimas, no Centro de Proteção à Criança e ao Adolescente, na Praça Maria Aragão.

A exploração sexual de crianças e adolescentes não é um problema exclusivo do Brasil.

Ao final do dia, às 18h25, a Roda de Conversa com Grayce Franzemann, sobre Violência sexual e como superá-la, reunirá educandos do primeiro ano do ensino médio para refletir sobre o assunto. "Parabenizo a todas as assistentes sociais pela importância que elas têm na secretaria e em toda a comunidade". Em Santa Catarina a central computou 584 denuncias de abuso sexual e 176 de exploração. A data foi instituída após Araceli Cabrera, uma menina de 8 anos, ser sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória nessa mesma data, em 1973.

Na data de 18 de maio de 1998, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, reafirmando a responsabilidade da sociedade em garantir os direitos desse público.