7 aeroportos do BR ganharão despacho automático de bagagem

Quarta-feira, 16 Mai, 2018

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, localizado na Zona Sul da capital, será o primeiro do Brasil a receber um sistema de autodespacho de bagagem.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou nesta segunda-feira (14) que implantará até o próximo ano o autodespacho de bagagens (Self Bag Drop) em sete aeroportos sob sua administração.

Os outros aeroportos que terão autodespacho até o primeiro trimestre de 2019 são Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Belém (PA) Goiânia (GO) e Maceió (AL). Para o diretor de negócios comerciais da Infraero, Marques Martins Rodrigues, ela vai permitir a realização do check-in nos terminais de autoatendimento e o despacho de malas de maneira rápida e fácil, além de melhorar a capacidade de atendimento do aeroporto e das empresas aéreas.

A expectativa é que o novo sistema garanta uma operação totalmente independente, com check-in nos totens de autoatendimento e despacho de malas de forma automatizada. Com menos tempo de espera, otimização de espaço e estrutura e a possibilidade de redução de custos das companhias, a ferramenta será integrada com as facilidades do terminal e vai aproveitar as instalações já existentes.

A Infraero disse ainda que o autodespacho de bagagens observará as políticas de cada companhia aérea.

De acordo com o presidente da empresa, Antônio Claret de Oliveira, as soluções são intuitivas e de fácil uso, mas os passageiros também poderão contar com o auxílio de funcionários das companhias. Os dois serviços fazem parte de um contrato de concessão comercial de 15 anos, firmando entre a Infraero e a Sita.

Além da melhora no atendimento ao passageiro, o autodespacho de bagagem e o check-in compartilhado darão informações mais detalhadas e precisas à Infraero sobre o embarque dos passageiros.