CNH digital chega este mês para os motoristas da Bahia

Segunda-feira, 14 Mai, 2018

Todos os documentos podem ser impressos. "O Detran.SP está em processo constante de aperfeiçoamento do atendimento".

Também será possível a utilização do cartão de terceiros nos atendimentos presenciais, desde que este esteja presente, juntamente com o proprietário do veículo.

Resolução nº 697O parcelamento de débitos de veículos por meio de cartão foi adotado por meio da Resolução nº 697, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 10 de outubro de 2017, e da Portaria nº 53, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de 23 de março de 2018, que estabeleceram e normatizaram os procedimentos sobre o pagamento parcelado de multas e demais débitos relacionados ao veículo por meio de cartão de débito ou crédito. "Os serviços eletrônicos são facilidades para que o usuário possa fazer tudo sem sair do conforto da sua casa", diz Maxwell Vieira, diretor-presidente do órgão.

A CNH digital não será cobrada de quem já tem a CNH impressa no modelo atual (com QR code). Será possível ainda verificar a autenticidade da certidão no próprio portal, com base no código verificador gerado após a consulta. O QR-Code é "lido" pela câmera do celular e verificado automaticamente.

A ideia, dessa forma, é possibilitar que empresas verifiquem a situação da habilitação dos motoristas, uma vez que o serviço disponibiliza o histórico de emissões, processos e bloqueios. Em outros países, a certidão de CNH também é solicitada. Pessoas físicas, a partir dos 18 anos, só podem adquirir os veículos com direito a documentação. Este meio é permitido apenas para os que possuem cursos registrados a partir de 1º de janeiro de 2013. Os cursos devem ter sido reconhecidos ou aprovados na Escola Pública de Trânsito (EPT). Ele pode imprimir e, com o código de verificação, ele faz a validação do documento. Agora será possível validar certidão de habilitação pelo aplicativo, emitir certidão negativa de propriedade de veículo pelo site, além de validar ou emitir credenciais de profissionais que atuam na formação de condutores.

Com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, os motoristas baianos não vão ter a necessidade de ter o documento impresso, de acordo com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Lúcio Gomes, que prevê a emissão do documento "em duas semanas" para motoristas baianos. Os aplicativos estão disponíveis para Android e iOS.