Saúde confirma caso de morte por gripe Influenza A em Três Lagoas

Quarta-feira, 09 Mai, 2018

Na tarde de ontem (7), Teresina recebeu 29.300 novas doses da vacina contra Influenza, também conhecida como gripe.

Um idoso de 70 anos, morador de Três Lagoas, morreu nesta terça-feira (8) vítima do vírus Influenza A. Dentro de 30 dias deve sair o resultado do exame, em análise pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, que confirmará ou não, se foi causado pelo vírus influenza H1N1, H3N2, ou simplesmente pela gripe A, conforme já confirmado pelo Lacen- Laboratório Central de Campo Grande. Já os casos de síndrome respiratória aguda grave, necessitaram de internação. A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, pede que todos aqueles que fazem parte do público alvo compareçam ao posto de saúde mais próximo para garantir sua dose, uma vez que se tratam de grupos de risco com tendência a complicações que levam à síndrome respiratória aguda grave. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a campanha contra a doença alcançou 19% da meta de vacinação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, a vacina contra o vírus já foi aplicada em mais de 28 mil pessoas. O objetivo do Dia D, que vai acontecer em todo o país, é intensificar a vacinação contra a gripe. Neste sábado, as vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde do município a partir das 8h até às 17h.

Fazem parte dos grupos prioritários: os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.